O começo 🥳
São várias as tentativas de aprender a programar.
Para ser honesto, já perdi a conta às vezes que já tentei começar.
Há quase dois anos, aprendi com mais intensidade e consegui ter alguns conhecimentos de HTML, CSS e BOOTSTRAP. Foi giro, mas não fiz nada de especial com isso.
Python tem sido uma daquelas paixões "wanna be". A flexibilidade aliada à facilidade de compreensão são o cartão de visita que me tem seduzido.
Muitas vezes me pergunto porque é que quero aprender a programar e acho que é pelo facto de poder criar algo muito próprio, não necessariamente diferente, mas meu.
Adoro montar puzzles e, mesmo que não seja, eu vejo a programação como um enorme puzzle. Se bem procurado, temos partes de código espalhadas pela internet fora que nos permitem montar e criar coisas engraçadas. E é isso que eu acho que quero. Apenas saber fazer, ter umas luzes e ir montando uns puzzles.
O que mais me fascina é a comunidade. A malta partilha o que sabe e o que cria com uma facilidade ímpar. E isso é absolutamente fascinante.
Eu não trabalho com programação, e talvez essa seja a razão de eu não ter, ainda, uma evolução significativa e vistosa. No entanto, e como eu sou licenciado em Administração Pública, em Portugal, talvez seja esse o motivo pelo qual eu quero estar preparado para os desafios do futuro. Muito se fala da modernização administrativa e da digitalização dos processos e eu quero vir a fazer parte das soluções, e não do problema.
Este blog é inspirado na jornada da Jennifer, que construiu 180 sites em 180 dias consecutivos. Não, a ideia aqui não é criar sites todos os dias, nem apps nem nada em concreto. E nem o vou fazer de forma consecutiva porque sei que será muito difícil para mim cumprir.
O meu objetivo será que, nas próximas 12 semana eu consiga, em cada dia útil, progredir ou mexer alguma coisa em programação, durante as horas de almoço.
Irei procurar projetos básicos, fáceis, mas que me permitam ir andando por aqui. Basicamente, ir programando.
Se tiveres alguma ideia, por favor, deixa aqui nos comentários ou encontra-me no Twitter.
Aqui, contarei a jornada. Para já, e como bom procrastinador, bom fim-de-semana 😊
Comentários
Enviar um comentário