Escolher por mim
Um dos motivos pelos quais queremos aprender a programar é porque queremos tornar a nossa vida mais fácil, certo?
Desde a primeira edição que eu jogo o Football Manager. Há vários tipos de jogadores deste conhecido jogo e eu sou aquele jogador que dificilmente chega à terceira época com a mesma equipa na mesma save. Entendedores entenderão.
Frequentemente tenho dúvidas em relação à equipa que vou escolher, o tipo de projeto e... enfim, sabem?
Tenho na minha mente vários tipos de equipas que posso escolher: equipas de meio da tabela, equipa do coração, equipas onde jogaram alguns dos meus jogadores favoritos, equipas por onde passou o Mourinho, equipas que jogam da mesma cor que a minha equipa de coração, equipas de localidades perto de onde eu moro, equipas com muito dinheiro, equipas que já venceram e estão "adormecidas",... é para continuar ou já perceberam?
Bom, e que tal um Python que tome essa decisão por mim?
Veremos o que será possível. Vou começar com o Google do género: take decisions with python.
...
O que consegui?
Aqui neste vídeo, que com certeza regressarei a ele, tem alguns projetos interessantes e o primeiro deles é precisamente sobre decision making. O primeiro véu sobre condicionais foi levantado por este vídeo do linkedin learning, e que me pareceu bastante sucinto. Demasiado até.
No primeiro vídeo que vos falei dizia logo que, neste nível mais principiante, iria mexer com listas, random modules e input. Sounds good?
Portanto, o que eu fiz primeiro foi colocar 10 equipas numa lista, e pedir através do módulo que escolhesse uma por mim. Saiu Rio Ave.
Depois, completei alguma informação básica destas 10 equipas, como a cor principal do equipamento, o país onde pertencem e ainda qual o objetivo pelo que lutam (título, manutenção ou qualificação europeia).
A pergunta que coloquei para input foi pela cor principal de equipamento e podes ver e rodar o código aqui.
Espero pelo teu feedback. Sabes algum caminho melhor? Tens alguma sugestão a dar? Então não hesites em contactar aqui no Twitter.
Comentários
Enviar um comentário