Jogo Stop
Eu não sei vocês, mas eu cresci no início dos anos 90 e por isso joguei muitas vezes ao Stop.
Creio que toda a gente sabe o que é, mas para quem não sabe consiste num jogo em que cada um tem uma folha com uma grelha igual, organizada por colunas (nomes, cidades, marcas, frutas, profissões, ...) e tinha de preencher coluna palavra correspondente a cada categoria (coluna) com a letra que saía.
Neste jogo, para além da dificuldade de pensar rápido para ser o primeiro a dizer Stop e de se ter um bom vocabulário, tínhamos de ter todos as mesmas colunas, o que se fosse com amigos ou familiares mais afastados não era fácil porque havia várias versões de categorias e a outra era a pessoa que estava a dizer o alfabeto saber 1) a ordem do alfabeto e dizê-lo rápido e 2) saber ao certo qual era a letra em que ia quando ouviu o Stop.
Ora, será que com Python conseguimos melhorar este último ponto?
Nesta jornada que chega hoje ao fim da primeira semana de 12, já temos um projeto em que há uma escolha feita pelo python e ontem o projeto era de atirar a moeda ao ar, o que também está relacionado com escolhas, certo?
Pelo que vimos nos projetos anteriores, haveria uma maneira fácil de fazer este, que seria colocar numa lista (utilizada na escolha por mim) todas as letras do alfabeto e depois pedir para, aleatoriamente (utilizado na moeda ao ar), o programa escolhesse uma letra.
Mas sejamos francos. O Python que é todo cheio de librarias e não sei quê mais, não terá um para o alfabeto e escolher de todas as letras uma?
Vamos ver.
...
Encontrei este fantástico artigo no GeeksforGeeks e com pouquíssimas linhas tinha o que precisava.
Existia mesmo um alfabeto inteiro prontinho à nossa espera, a string ascii_letters e cá está o resultado:
import random
import string
#escolher a letra
stop = random.choice(string.ascii_letters)
print(stop)
Como já sabes, podes acompanhar esta jornada aqui no Github e dar feedback aqui no Twitter.
Comentários
Enviar um comentário